PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
BDO parceiro Populis
YKP_parceiro populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade/LGPD

Comunicação no ambiente de trabalho


Com frequência, ouvimos pessoas dizendo que são responsáveis pelo que dizem, não pelo o que os outros entendem.

Parece uma tentativa de se eximirem da responsabilidade da comunicação. Obviamente, muitas vezes os ouvintes entendem o que querem com o intuito de se aproveitarem. Mas, caro leitor, você é responsável sim por fazer o outro entender a sua mensagem, ainda mais no ambiente de trabalho.

A boa comunicação é fundamental para a criação de imagem profissional positiva. Por isso, antes de falar, observe o ambiente, a situação e até mesmo a emoção do seu interlocutor naquele momento. Assim, você poderá evitar conflitos desnecessários. Comunicar não é só falar algo, mas, principalmente, ser compreendido. Se o objetivo é só falar, fale sozinho! Se você não se responsabiliza e nem pensa antes de falar ou em como falar, causa vários mal entendidos que, rapidamente, saem da esfera profissional e chegam a ordem pessoal.

Listamos 4 dicas para melhorar a sua comunicação no ambiente de trabalho:

1) Pratique a escuta ativa

Evite falar: ok, sim ou 'tá', sem que realmente tenha compreendido a mensagem. Olhe no olho da pessoa que fala com você, mostre que você está dedicando a sua atenção para ela. Assim, você cria vínculos e passa segurança, valorizando o seu interlocutor. Quando for a sua vez de falar, a pessoa estará mais disposta a te ouvir.

2) Perceba suas próprias emoções

Sabe aquela história de que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, ela é verdadeira. As pessoas percebem as suas expressões e gestos enquanto fala. Perceba suas próprias emoções! Talvez, num momento de descontrole emocional, seja melhor investir apenas na comunicação verbal e mandar um e-mail. Assim, o seu discurso positivo não será traído por sua voz carregada de emoções negativas. Tratar de um assunto delicado, em um momento de mau humor, pode ser desastroso tanto para quem fala como para quem recebe a mensagem.

3) Escolha o momento certo

Perceber o momento certo é fundamental para atingir seus objetivos de comunicação. Falar na hora errada, acaba fechando os canais de comunicação, fazendo com que a outra pessoa não tenha disposição para escutar. Espere o momento apropriado, perceba as emoções e o contexto, procurando identificar o momento certo.

4) Escolha o tom e as palavras certas

Ser direto e profissional não quer dizer que você seja frio ou mau. O importante é que adeque o seu discurso, escolha as melhores palavras e o tom de voz certo. Tenha cuidado com palavras e gestos que levem a percepções e reações negativas. Evite usar palavras negativas no início da conversa para não fechar o canal de comunicação, antes mesmo que ela se estabeleça.


117 visualizações