Prioridades | Saiba definir quando tudo é urgente.


Com estruturas mais enxutas nas empresas, decisões precisam ser tomadas. Os profissionais se perdem em um mar de tarefas em que tudo parece urgente. Aí surge a dúvida (e o desespero): como priorizar quando tudo parece prioridade?

Por receber demandas e pressão de todos os lados, as pessoas não conseguem entender o que é importante de fato. O resultado é que, muitas vezes, as demandas que teriam maior importância na rotina do executivo ou da empresa são deixadas de lado. "Com as tarefas, também se aplica o Princípio de Pareto, em que 20% das atividades são responsáveis por 80% dos resultados", afirma o professor Paulo Campos, do Insper. "Saber encontrar esses 20% é fundamental." Aprenda, a seguir, o que você precisa fazer para estabelecer prioridades e conseguir entregar suas metas.

Escolhendo um método

O primeiro passo para lidar com as prioridades é organizá-las. Criar uma metodologia para gerenciar os projetos que você e sua equipe desenvolvem pode ajudar. Um deles é o Scrum, que envolve a realização contínua de feedbacks, e o Kanban, usado em fábricas para sinalizar as etapas do fluxo de produção.

Invente Urgências

Prazos confortáveis atrapalham a conclusão de tarefas. Isso ocorre porque o ser humano calcula mal o tempo que perde numa atividade e acha que precisará de menos tempo do que o necessário. O truque é eliminar a ilusão de agenda tranquila. Antes de decidir o que fazer primeiro, pense quais tarefas escolheria se tivesse metade do tempo disponível. Ou, se tivesse de trabalhar só 2 horas por dia. Os selecionados serão os compromissos mais importantes.

Enxergue com clareza

Conseguir ter uma visão do todo é um dos passos mais importantes. A agenda não deve ser encarada como uma simples lista de compromissos, mas como uma ferramenta que permita visualizar o conjunto de atividades.

Compartilhe sua agenda

O ideal é que toda a equipe compartilhe seus compromissos. Assim, os chefes veem quem tem mais ou menos disponibilidade para lidar com eles.

Peça ajuda

A mente humana nem sempre é confiável quando o assunto é definir prioridades. A tendência é darmos um peso maior às atividades em que nos sentimos confortáveis. Outras tarefas que também precisariam receber atenção são deixadas de lado. Essa situação ocorre frequentemente quando a pessoa está muito envolvida em algum projeto. O melhor é pedir ajuda a alguém que não tenha a mesma rotina, mas que entenda bem sua função. Essa pessoa terá um olhar imparcial sobre o que é importante.

Entenda sua empresa

Para estabelecer prioridades, é necessário ter clareza sobre as metas da empresa ou da área. Especialmente em ambientes mais dinâmicos, em que novas demandas surgem, o profissional tem de trabalhar olhando para a estratégia, ou seja, saber o que a empresa quer e precisa naquele momento.

Defina as prioridades e mão na massa!


0 visualização
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
BDO parceiro Populis
YKP_parceiro populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade