PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
BDO parceiro Populis
YKP_parceiro populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade/LGPD

Vantagens de Contratar um Software como Serviço (SaaS).


Se a sua empresa está buscando uma solução de TI mais inteligente, rápida e eficaz, então você precisa conhecer o sistema SaaS. Do inglês, Software as a Service, ou em bom português, Software como Serviço, o SaaS está no mercado como uma alternativa para modernizar a forma como a sua equipe de TI trabalha.

A grande novidade de um SaaS é que se trata de uma prestação de serviço em nuvem.

Antes do aparecimento dessa ferramenta, a empresa que tivesse necessidade de utilizar um software de folha de pagamento ou software de gestão comercial para o seu negócio, precisaria adquirir o software, ou seja, precisaria pagar para uma empresa ou especialista desenvolver um software único para a sua empresa. Esse software seria então de propriedade da empresa, que arcaria com todos os custos de manutenção e atualização do programa. Já com o SaaS o que a sua empresa compra não é mais o software como um produto, mas como um serviço.

Dessa forma, existe uma empresa de TI responsável por desenvolver o software, por mantê-lo atualizado, por parametrizar o sistema e por garantir a infraestrutura necessária para que o software esteja acessível online para a sua empresa. Dentre as vantagens na contratação do serviço de SaaS destacamos as seguintes:

#1 Redução de Custos para a sua Empresa O modelo antigo de gerenciamento informatizado exigia que a sua empresa arcasse com uma série de custos para a instalação do software: era preciso pagar pela licença de uso ou pelo desenvolvimento do software, pela manutenção do hardware, pelo suporte da empresa TI contratada, etc…

Ao optar pelo modelo SaaS a sua empresa reduz todo esse custo. A manutenção de hardware é de responsabilidade da empresa prestadora de serviço SaaS, que vai garantir um equipamento de alto padrão de qualidade, apresentando também uma série de contingenciamentos para assegurar que o software esteja sempre à disposição da sua empresa, mesmo em caso de falhas elétricas e outros imprevistos. Além disso, os custos relativos a atualizações rotineiras ou de segurança deixam de pesar no orçamento da sua empresa, assim como os custos relativos à mão de obra especializada que todo o processo de desenvolvimento do software exige.

E tudo isso pode ser oferecido para a sua empresa por um custo fixo ou assinatura - que pode ser mensal, bimestral, semestral, anual, etc. - favorecendo o seu planejamento de despesas.

#2 Maior Segurança dos Dados da Sua Empresa As empresas que oferecem o serviço SaaS compartilham a mesma infraestrutura no atendimento de diversas empresas, o que não só permite que os custos sejam reduzidos para as empresas-clientes, mas favorece e direciona os investimentos da empresa-provedora em segurança.

Os servidores das empresas que oferecem o serviço SaaS possuem Firewalls desenvolvidos por especialistas da área de TI, além de contar com uma maior segurança física do hardware do que aquela que seria possível oferecer em cada empresa-cliente individualmente. Além disso, as empresas que oferecem o serviço SaaS trabalham com políticas de Backup bastante rigorosas, garantindo que nenhuma informação das empresas-cliente se perca no processo.

#3 Maior Mobilidade na Gestão do Seu Negócio Ao oferecer um serviço de Cloud Computing, a modalidade Software as a Service permite ao gestor acessar as informações da empresa a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. A sua empresa ganha com a mobilidade, permitindo maior rapidez e agilidade no acesso aos seus dados.

#4 Otimização do Software à Realidade da sua Empresa Não é por se tratar de um software oferecido como um serviço prestado por uma empresa terceira, que o SaaS vai deixar de se adequar à realidade da sua empresa. Muito pelo contrário! Existe flexibilidade na configuração de regras do negócio pelas empresas-cliente, sendo a parametrização de responsabilidade da empresa provedora do SaaS. Além disso, a tecnologia oferecida por essas empresas já vem atualizada de acordo com a legislação vigente, facilitando o trabalho do gestor na hora de fechar a folha de pagamento, realizar o controle financeiro entre diversas outras possibilidades.

Por fim, temos visto que o uso da tecnologia - especialmente da Computação em Nuvem – já é um diferencial de peso na vida de qualquer empresa. E a sua empresa? Já está aproveitando as vantagens competitivas do SaaS, ou vai ficar para trás?

Gabriela Vitória

Gestão Click


97 visualizações