QUEM É O CHEFE DO RH?


Chefe?!!! Quanto tempo não ouvia esta nomenclatura para identificar um gestor.

É verdade que ao longo dos tempos o “Chefe” teve várias nomenclaturas, caminhando em direção à uma forma mais amigável de tratamento e relacionamento entre “Chefe e Subordinado”

Além de “Chefe” já ouvimos falar de “Feitor, Capataz, Líder, Coordenador, Supervisor, Condutor, Gerente, Diretor” entre outros.

Hoje, encontramos com maior frequência a nomenclatura GESTOR. Parece simpático e tem sido bastante usado para designar a pessoa que lidera, comanda, coordena uma atividade dentro de uma empresa, auxiliado por pessoas.

Mas, quem é o verdadeiro Gestor de RH?

Recentemente, ao assumir o cargo de Diretor de Recursos Humanos em nova empresa, deparei com um cenário interessante.

Estava sentado em meu escritório e vejo uma romaria de funcionários vindo falar com o Supervisor de Pessoal, o qual sentava ao lado. Terminada a “romaria” questionei o que estava acontecendo. Luizinho, o “Chefe de Pessoal” com muita simplicidade explicou que estava demitindo aqueles empregados/as. Fiquei assustado com este procedimento, pois, a meu ver, RH não tem a função de demitir pessoas.

Na fábrica, quando o Líder chamava o empregado/a e mandava falar com Luizinho, pronto, já sabia que seria demitido, ou no mínimo, advertido por algum problema ......

Foi aí que entendi um pouco da cultura da empresa. Pessoal da fábrica só produzia peças. O resto era problema da Qualidade, da Engenharia, da Manutenção e até do RH.

Em resumo, levou quase um ano para mudarmos esta cultura antiquada e sem responsabilidade. Fizemos vários treinamentos de conscientização sobre quem é o “Chefe” de RH. Sim. É verdade. O “Chefe”, melhor dizendo, o Gestor de pessoas em qualquer empresa e em qualquer setor, é a pessoa que lidera gente, que coordena atividades de pessoas, que acompanha o dia a dia do empregado/a, que chama atenção para corrigir problemas, mas que também elogia quando tudo vai bem. Este é o verdadeiro “Chefe” de RH, o verdadeiro gestor de Pessoas.

Em resumo, cabe à equipe de RH preparar os diversos Gestores da Organização para que aprendam e pratiquem a verdadeira arte de LIDERAR pessoas, com treinamentos e sensibilizações.

Em caso de resistência de um gestor, não importa a área que ele lidere, seja na produção ou qualquer outro departamento da fábrica, você deve fazer as seguintes perguntas:

  • Quem aprova a admissão de um novo empregado/a?

  • Quando um empregado/a vai ser promovido/a, quem é que o informa?

  • Quando é época de aumento de salário, quem é que informa o empregado/a?

  • Quando a empresa decide dar um abono ou prêmio às equipes, quem é que anuncia?

  • Quem é responsável por fazer elogios ou orientar para melhoria da qualidade em um processo?

Enfim, esta pessoa que faz tudo isso para o empregado/a é o verdadeiro/a Gestor/a de RH, logo, para dar notícias ruins, também é o Gestor que deve fazê-lo.

Cabe a nós, profissionais de RH, prepararmos todos os Gestores para que, de forma humana, sensível e pró ativamente, fazer com que se sintam capacitados para a digna função de administrar pessoas.

Antonio Trujillo

Consultor de RH


769 visualizações
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
YKP_parceiro populis
BDO parceiro Populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade