O LÍDER COMO COACH


Gerente, Chefe, Líder ou Psicólogo? Nenhum ou todos. Ele é o Líder/Coach.

Quem é esta figura que tem, como uma das principais funções, liderar um grupo de pessoas responsáveis pelo desempenho das atividades de um departamento?

Que tem a responsabilidade de executar e supervisionar o cumprimento trabalhos da área, sempre com a melhor qualidade do mundo e dentro dos prazos estipulados?

Que tem que se manter firme, equilibrado, calmo e sereno, mesmo diante de conflitos e desafios que a função impõe?

É o Líder/Coach!

Contudo, apesar de todas estas responsabilidades, entendo que a principal delas é cuidar de seus “liderados”

Estes “liderados” são seres com vida própria, com suas angustias e alegrias, expectativas e frustrações, muitas vezes com problemas pessoais ou econômicos. São pessoas que executam as mais diversas tarefas dentro de uma célula de trabalho em uma empresa, e são coordenadas por um Líder....... Líder ou Coach? Posso dizer que este grupo é liderado por uma só pessoa que usa dois chapéus. Um chapéu em cada situação dependendo do momento e do cenário. Uma hora ele é o Líder, outra hora ele tem que assumir o papel de Coach.

No papel de Líder ele tem um desempenho adequado para a posição, consegue cumprir sua agenda e as tarefas de responsabilidade do setor que lidera; tem pleno conhecimento técnico, que é primordial e importante para o desempenho das tarefas de seu departamento, bem como conhece todos processos e conhece o potencial de cada colaborador para conseguir o melhor de cada um em suas tarefas.

No papel de Coach, usando seu chapéu de aconselhador, tem que ter a sensibilidade de perceber a temperatura do ambiente, o humor do grupo e as dificuldades que um ou outro colaborar está demonstrando.

Outro dia, durante o expediente normal, João Paulo estava mal-humorado e nada simpático com seus colegas. O comportamento de JP, assim ele era chamado carinhosamente pelos demais colegas, estava afetando o clima na área, pois, normalmente, ele sempre estava de bom humor e prestativo com suas tarefas e com o grupo.

Jairo, o gerente, percebeu a situação e chamou JP para uma conversa no cafezinho. Ali ele descobriu que JP estava com um problema pessoal e precisava que o gerente o liberasse durante meio dia para resolver. Devia ser algo muito sério, pois JP estava nervoso e com dificuldade para se comunicar. O gerente, percebendo a situação, ofereceu ajuda e o liberou para ir tratar de seus problemas pessoais.

O que esta história nos mostra?

De um lado um colaborar que estava sofrendo sozinho em sua mesa de trabalho sem querer aborrecer ninguém, mas angustiado e prejudicando seu rendimento, além de deixar o grupo preocupado.

Do outro lado, um gestor que, percebendo o que estava se passando, tratou de iniciar um diálogo com o colaborador para descobrir de que forma poderia ajudá-lo.

O que aprendemos?

  • Que a comunicação entre líder e liderado é muito importante. Você, como colaborador em um departamento, pode e deve conversar com seu Líder sempre que perceber que algum problema pessoal está atrapalhando ou prejudicando seu desempenho no trabalho. Não é pecado e nem proibido pedir ajuda ao seu Líder, o qual, geralmente, é uma pessoa com mais experiência de vida.

  • Que o Líder tem responsabilidade sobre o grupo. Ele sabe que, agindo como um Coach em determinadas situações, irá ajudar a manter o bom astral do grupo, maior comprometimento para com as tarefas da área, obtendo assim melhor desempenho de todos. Isto o faz crescer na organização e leva consigo o crescimento de todos seus colaboradores.

Em resumo, todo líder precisa ter habilidades básicas de um Coach, sabendo ouvir, interpretando os argumentos do seu colaborador, e, quando solicitado, fazer o aconselhamento, através que perguntas básicas que auxiliarão seu interlocutor a encontrar respostas e saídas para resolver suas questões, tanto pessoais quanto profissionais.

Um curso básico de Coach é recomendado para todo e qualquer Líder/Gestor, bem como para aqueles que querem estar preparados para quando virarem Líderes de um grupo de pessoas.

Boa sorte,

Antonio Trujillo

Consultor de RH


56 visualizações
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
BDO parceiro Populis
YKP_parceiro populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade