Employer branding: a força da marca empregadora


Employer branding é um tema amplamente discutido nas empresas atualmente. Mas afinal, o que é “employer branding”? É o termo usado para significar a reputação que a empresa tem enquanto marca empregadora, ou seja, é a estratégia utilizada para promover uma imagem positiva da empresa enquanto “um bom lugar para se trabalhar”. É trabalhar para ter uma marca desejada pelos melhores talentos do mercado, que podem conhecer melhor o que é proposto e oferecido em um desafio naquela companhia.

Da mesma forma que uma marca é vista pelo cliente como atrativa ou não, o mesmo acontece com a forma como a marca empregadora é vista pelo mercado de talentos. Sabemos que, para avançar como empresa, é necessário ter os melhores, mas como tê-los? Como tornar a marca desejada?

Bem, já demos largos passos nesta direção, tendo em vista a preocupação que as organizações hoje demonstram com relação ao assunto. Antigamente era oferecido ao colaborador um cargo compatível com suas habilidades, sua formação e seu grau de senioridade. Hoje a preocupação vai além, ter os melhores talentos, significa atraí-los, oferecer algo a mais, fazer com que se desperte o interesse genuíno em fazer parte daquela organização, daquele propósito.

O projeto de employer branding parte dos pilares estratégicos do negócio, deve falar sobre a cultura organizacional e os anseios da corporação. Levando em conta questões como: O que diferencia a empresa de seus concorrentes? O que é oferecido de melhor para os colaboradores? E ainda, qual o perfil de talento mais desejado pela empresa?

Tendo estas e outras questões respondidas, fica mais claro começar uma estratégia, que naturalmente envolve mais áreas além do RH, oferecendo um importante papel ao marketing, que por sua vez, desenvolverá a comunicação adequada que conversará com o público de interesse.

Mas é algo a ser trabalhado para dentro e para fora. Além de atrair, uma marca empregadora forte, é capaz de colaborar para a retenção de talentos, que entendem bem quais são as características e vantagens oferecidas em seu ambiente de trabalho. Ter orgulho da empresa onde se trabalha, cria sentido para o desenvolvimento das atividades do colaborador, desperta paixão pelo que se faz e pelos objetivos compartilhados. Além do mais, os talentos da empresa são grandes propagadores da marca para o mercado, são multiplicadores de mensagem que se quer passar. Então, quanto mais positiva a imagem da empresa para o público interno, mais efetivo se tornará o trabalho de employer branding.

Claro que este, é um trabalho de longo prazo, que deve ser continuamente pensado e elaborado, para reforçar a boa imagem da empresa, além disto, é importante que envolva todos os níveis da organização, já que se trata da formulação e propagação de uma imagem que deve ser fiel à realidade interna.

Tendo este trabalho bem planejado e executado, a organização terá como desfrutar de inúmeros benefícios que impactarão também nos resultados da companhia.

Até mais!

Ana Carolina Bonini

Consultora de RH


0 visualização
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
BDO parceiro Populis
YKP_parceiro populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade