A ERA DIGITAL E OS DESAFIOS DE RECURSOS HUMANOS


Lembra do tempo em que o Departamento de Recrutamento e Seleção de Pessoal publicava um anúncio no Estadão em São Paulo ou outro meio de comunicação impresso de grande circulação com o título “EMPRESA XX ADMITE ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO”? A maioria dos jovens não sabe como era isso e como funcionava, mas vou contar.

No anúncio era solicitado aos interessados para enviarem currículo pelo Correio aos cuidados do Departamento responsável sob o código XYZ47.

Velhos tempos. O pessoal de Recrutamento ficava ansioso para avaliar o efeito do anúncio no jornal e saber quantos CVs receberiam. O Jornal dava um bom desconto se você publicasse o mesmo anúncio na semana seguinte. Normalmente refazíamos, pois, nem sempre conseguíamos um bom resultado com apenas um anúncio.

Assim era naquele tempo. Fechar uma vaga levava meses. Para ajudar para identificar candidatos, fazíamos anúncios internos pedindo aos colegas para apresentarem amigos trazendo os CVs. As vezes não traziam os CVs. Traziam os próprios colegas/candidatos.

E hoje. Como é?

Outro dia uma amiga que trabalha no Rio disse que tinha que vir a São Paulo para entrevistar cinco candidatos/as para uma vaga que surgiu a semana passada na empresa. Perguntei: como você selecionou candidatas para uma vaga de executiva em apenas uma semana? Ela simplesmente respondeu: - meu pessoal de RH do escritório no Rio pesquisou pelo LinkedIn, fez contato por Skype conduzindo uma pré-entrevista e agora vou dar um pulinho até terras paulistanas para conhecer os/as candidatos/as e, possivelmente, já escolher a que melhor se adaptará às necessidades e expectativas da empresa e que tenha perfil com a cultura de nossa organização.

Qual é o cenário que enxergo com este pequeno exemplo de modernidade?

A internet e todos as mídias sociais estão aí para nos ajudar a desempenhar nossas funções e atividades com rapidez, agilidade, eficiência e qualidade. Saber usá-las é mandatório e manter-nos atualizados é questão de sobrevivência. E mais, é questão de estar preparado para evoluir na carreira galgando postos mais altos nas organizações.

Nós, como líderes e gestores em nossas organizações, sejamos no departamento de Finanças, Engenharia, Produção, Vendas, mas, principalmente em Recursos humanos, temos obrigação de observar as deficiências e propiciar treinamentos no uso de softwares, aplicativos, tirando o máximo de proveito do que esta modernidade nos oferece.

Normalmente no 2º semestre de cada ano fazemos o orçamento (budget) do ano seguinte. Nesta época fazemos também o levantamento das necessidades de treinamento de todas as áreas da empresa. Juntamos tudo e fazemos um relatório do que precisaremos para o ano seguinte em termos de desenvolvimento de competências, habilidades, conhecimentos técnicos entre outros. É neste momento que vamos montar um capítulo sobre os conhecimentos necessários para o uso dos novos aplicativos e softwares da empresa.

Você, que trabalha em Recursos Humanos, precisa ter a visão e a sensibilidade das necessidades de treinamento e colocar em prática os programas identificados.

Boa sorte e sucesso.

Antonio Trujillo

Consultor de RH


77 visualizações
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
YKP_parceiro populis
BDO parceiro Populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade