INOVAÇÃO | RH PROTAGONISTA - PARTE II


GESTÃO DE PESSOAS

Dentro deste cenário é importante pensar num conceito de autonomia com flexibilidade de horário de jornada, programa de home office e banco de horas, estaremos concedendo mais autonomia ao trabalhador o que é fundamental para o desenvolvimento de líderes de alta performance com equipes criativas.

Autonomia com propósitos é muito importante para engajamento e retenção de pessoal.

Como dizia o Líder da 3M Willian L. McNight:- contrate bons empregados e deixe-os em paz. Traga gente com o perfil da organização, e, dentro do escopo de suas tarefas, delegue o máximo possível. Isto é extremamente estimulante. Comece com pequenos projetos e isto será muito motivador.

Como benefício desta atitude você terá:

  • Líderes extremamente desenvolvidos e com autonomia

  • Pessoas que te representarão em reuniões e grupos de projetos

  • Satisfação de ver os projetos caminharem sem a sua interferência

A transformação cultural para que a liderança atue desta forma, descentralizando autoridade e propiciando autonomia, será um trabalho extenso de RH, porque, mesmo com todas estas inciativas, as pessoas ficam temerosas de tomar decisões e inciativas, mesmo quando a empresa e o RH estimulem este comportamento mais liberal e autônomo.

A forma recomendada para esta mudança cultural e fazer uma gestão por metas, por produtividade com KPIs definidos e claros para ambas as partes, contudo, dependerá muito de nós gestores, tomarmos a inciativa e desprendimento para dar liberdade com responsabilidade aos nossos colaboradores.

Bem, esta transformação cultural deve ser feita observando os propósitos da organização bem como de seus colaboradores, vai depender muito da sua liderança, que tem, como principal responsabilidade tomar iniciativa de quebrar paradigmas, patrocinar transformações em si e em seus pares, principalmente através de exemplos e atitudes. Todos ganharão, empresa e colaboradores.

Empresa ideal é aquela que vai construir de forma clara e permanente o propósito com uma comunicação clara e forte, com treinamento e persistência junto com seus líderes e seus colaboradores; uma forma de trabalho com os princípios de autonomia e iniciativas. É muito importante que os líderes observem com muita atenção as características individuais de seu grupo alocando suas competências de acordo com características dos projetos ou atividades que estão envolvidos. Isto é muito importante.

Em resumo:-

  • Está transformação cultural trará aos colaboradores muito mais satisfação e prazer em trabalhar em sua organização

  • Isto deve ser acompanhado dos devidos cumprimentos de prazos, qualidade do trabalho e atingimento das métricas estabelecidas

  • RH deve ajudar nesta transformação cultural, mais integrada com equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

  • Não devemos focar em micro gerenciamento, mas sim nos resultados esperados e estabelecidos, proporcionando um espírito de liberdade, mas sempre com os parâmetros estabelecidos com o cumprimento das metas, das métrica, da produtividade, lembrando que autonomia, delegação, liberdade, baixa complacência com medição de resultados e produtividade, andam juntas

  • É vital a responsabilidade de RH em canalizar toda a empresa para a continuidade do aperfeiçoamento e aprendizagem contínua, não só para a continuação do negócio da empresa, cuja competitividade é crítica para a sobrevivência no mercado, mas também para seu crescimento.

  • Para tanto devemos estimular que todos abracem a parte digital que envolve todas as áreas da empresa, interna e externamente, pois, do contrário, ficaremos obsoletos em curto prazo de tempo.

  • É um desafio constante da liderança, de seus liderados e da organização como um todo.

Este artigo foi produzido com base na palestra do Professor LUIZ EDUARDO SERAFIM, palestrante, professor de Gestão de Marketing e Inovação nos cursos de MBA e é Head de Marketing da 3M do Brasil. Autor do livro “O Poder da Inovação”, publicado pela Editora Saraiva.

Antonio Carlos Trujillo

Consultor - Recursos Humanos


46 visualizações
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
BDO parceiro Populis
YKP_parceiro populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade