QUAL É O PAPEL DO LÍDER?


(Pequena palestra de Jack Welch falando para uma plateia cheia de Líderes)

O principal papel é ser o “chief meaning officer”, algo como Diretor de Entendimento e Interpretação para que todos, dentro da organização, saibam para onde estamos indo e porque estamos indo para lá, e mais importante ainda, o que eles ganham ao te ajudar a chegar lá.

As pessoas gostam de falar de onde estão indo e por que estão indo, mas sempre deixam de fora a terceira parte. Quando você chega num novo trabalho, você diz: “Queremos mudar”. “Mudar é ótimo”. “Temos que mudar”! Mas, você esquece que as pessoas odeiam mudanças.

Você tem que explicar o que elas vão ganhar por estarem mudando com você.

Então, seja o Chief Meaning Officer e dê sentido à cada uma dessas pessoas que estão lá fazendo seu trabalho para que elas entendam porque você está indo, para onde estão indo, e que elas saibam o que vão ganhar que pode, ser um trabalho melhor, maior salário, mais flexibilidade, etc., ou talvez nada! Se você não puder oferecer nada. Mas você tem que entender que essa é uma das opções e tem que ficar claro. Processo de comunicação tem que ser transparente.

Outra parte do trabalho é não ficar dando direções ou ser a pessoa que se livra da bagunça. Lidar com bagunça é muito importante. Você não pode, a partir do nada ter burocracia. Vamos pra cá, vamos pra lá impedindo os colaboradores de chegarem lá. No seu destino ou objetivo.

Você tem que desfazer todos estes entraves que ocorrem com todas estas burocracias que ficam marcando caixinhas em algum nível da organização te deixando mais lento e devagar.

Você tem que ser esta pessoa. Tem um exemplo que sempre usamos: é a analogia do Curling(*). A cada 4 anos nos jogos olímpicos de inverno, com a vassoura na frente você tem que ficar varrendo as coisas que ficam no caminho. Você tem que ser o “Chefe Vassoureiro”, limpando o caminho para que as pessoas possam agir e fazer as coisas acontecerem.

Se quiser ser um bom gestor, você tem que ter um gene de generosidade. Este gene tem que estar dentro de você, do seu corpo. Você tem que amar ao ver as pessoas serem promovidas. Você não pode ter inveja, do tipo:- “Oh! João foi promovido, eu que deveria ter sido, ou a Maria merecia ou quem quer que seja. Você tem que curtir o sucesso das pessoas. Você tem que entrar na pele delas e ficar animado por elas.

Você tem de gostar de dar aumentos de salários. Você tem que curtir dar bônus. Estas coisas precisam te fazer se sentir incrível, e não do tipo “eu dei um bônus para ele, mas eu não ganhei um tão bom assim”. Você não deve ter nenhum destes sentimentos. Você tem que superar estas coisas.

Se eu olhar para todos os líderes que já conheci, os menores, de mais baixo nível que já conheci têm este gene de generosidade. Pergunte para si mesmo: eu tenho esse gene? Ou você tem um gene pequeno, que te mata cada vez que você dá um aumento, ou quando vê o sucesso dos outros, ou tem inveja dentro do seu organismo? Você não pode ter isso. Se livre disso.

Aí você vai poder ir para o trabalho todos os dias para, finalmente, se divertir. Os seus subordinados estão se divertindo? Crie, encontre todas as formas possíveis de vencer! Existem pequenas vitórias o tempo todo! Celebre cada uma delas.

Encontremos uma forma de comemorar todas as coisas. Encontre um jeito de transformar pequenas vitórias em grandes vitórias, e se você tiver várias pequenas vitórias, você terá uma grande vitória quando todas se juntarem. Mas pense no trabalho dessa forma… Trabalhar é divertido, e é seu trabalho torná-lo divertido, se você é um líder. Não seja um babaca opressor.

Se você é um “chefe”, se dê um tapa. Acorde! Pense no ânimo e na diversão que você pode ter no seu trabalho. Torne as coisas divertidas. Seja o “Chief Fun Officer”. (Líder e responsável pela alegria da turma).

Então, no meu ponto de vista, você tem uma responsabilidade enorme, assim como a maioria de vocês, senhores líderes.

Deus lhe deu um trabalho em que você é responsável pela vida de outras pessoas. Isso é grandioso! Você tem famílias pelas quais é responsável. Torne isso um grande sucesso para elas. Você tem uma das glórias da vida, que é impactar a vida das pessoas. Agarre isso. Aperte isso em seu coração e tire vantagem disso.

Jack Welch

---

O QUE APRENDEMOS COM ESTÁ PEQUENA PALESTRA?

  • Precisamos trabalhar para:

  • nosso crescimento pessoal e profissional,

  • ter uma remuneração para cumprirmos com nossos compromissos pessoais e de nossa família,

  • nos sentirmos útil na sociedade e para a sociedade,

  • fazermos amizades e amigos

  • Já que precisamos trabalhar, por que não fazer desta tarefa algo alegre e dignificante.

  • Para quem já é “chefe”, isto é uma boa recomendação.

  • Para quem ainda não é “chefe”, pense nisso pra quando chegar sua vez.

LIDERANÇA:- Faça seus subordinados se divertirem com o trabalho.

(*) Curling:- jogo onde o atleta faz deslizar uma pedra redonda e muito lisa para chegar até o ponto central do círculo que deve ficar uns 15 metros de distância. (tipo bocha). O parceiro do mesmo time varre a pista de gelo na frente da pedra para que ela deslize com mais facilidade.

Abraços

Trujillo


204 visualizações
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
YKP_parceiro populis
BDO parceiro Populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade