eSocial era para integrar?


Desde 2013 a grande novidade propagada pelo eSocial era a possibilidade de integração principalmente de Caixa Econômica Federal, Receita Federal do Brasil e Previdência Social o que na prática iria acabar com as obrigações das empresas em gerar arquivos e guias em formatos e regras diversas.

Na prática vemos que na medida em que o eSocial avança, ao invés de realmente integrar e eliminar processos e etapas, lamentavelmente cria outros substitutos aos existentes. Assim, ao invés de diminuir a burocracia da administração de pessoal somos apresentados a outras, e para piorar ainda mais complexas.

O primeiro exemplo disto é a DCTFWEB que substituiu a SEFIP em relação ao INSS. Programa específico, necessidade de transmissão, novos prazos e multas próprias.

Para fevereiro teremos a Conectividade Social que trata do FGTS e vai substituir a SEFIP... Sim, isto mesmo, antes tínhamos um único arquivo que servia para INSS e FGTS e agora teremos um para cada, gerado por programas distintos e que terão que bater os dados, ou seja, mais um ponto de controle e checagem para nossos profissionais de RH após o envio da Folha nos eventos S-1200, S-2299 e S-1210 e respectivo fechamento da Folha através do evento S-1299.

Ainda não sabemos o que os gestores do eSocial e a RFB preparam para o Imposto de Renda, mas tudo indica que será mais um processo, mais um sistema.

De qualquer forma, nosso sistema POPULIS está pronto para atender o eSocial e rapidamente somos capazes de atender as diversas alterações de notas técnicas e/ou versões de leiaute.

Para mais detalhes confira os links abaixo:

http://portal.esocial.gov.br/noticias/caixa/publicada-circular-caixa-832-2018

http://portal.esocial.gov.br/noticias/receita-federal/orientacoes-sobre-acesso-a-dctfweb

Até a próxima!

Limeira


30 visualizações
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
BDO parceiro Populis
YKP_parceiro populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade