Você sabia que a Inteligência Artificial “IA” está fazendo “milagres”?


Antes de mais nada, vamos definir o que é IA:- é tudo o que o ser humano faz com a única diferença que IA faz mais rápido, em maior quantidade e quase perfeito.

Outra definição mais técnica diz que Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. (by Douglas Ciriaco)

Pois é! Li um artigo sobre aplicação de IA em análises de laboratórios e eletrocardiogramas. Dizia que, em condições normais, um médico consegue ler e interpretar 5 a 7 eletrocardiogramas a cada hora. Aplicando IA o sistema consegue fazer 250 análises em uma hora. Este é um simples exemplo da aplicabilidade de IA.

Vejam só a transformação que a informática está fazendo em nossas vidas.

O Conselho Nacional de Medicina acaba de aprovar que médicos façam consultas pela internet. É exigido que, a primeira consulta seja feita pessoalmente. Dai pra frente, pode tudo acontecer com olho no olho pelo SKYPE. Que magnífico benefício trará às populações que vivem afastadas dos grandes centros.

E em nossa empresa. Como estamos utilizando ou aplicando IA e a implementação de novos sistemas?

Quando você é contratado em um novo emprego, você chega, faz integração, aprende um pouco sobre os sistemas existentes que a empresa tem e que serão utilizados no seu dia e vai à luta. Faz o melhor uso do que tem para o desempenho de suas funções e responsabilidades, sem qualquer resistência, pois, acaba de chegar nesta nova Organização e tudo é novo e você precisa justificar sua contratação.

IMPLANTANDO UM NOVO E MODERNO SISTEMA

A RESISTÊNCIA – Parte 1:- durante a 2ª. Guerra mundial entre 1939 e 1945, em muitos países que vinham sendo atacados pelos nazistas, os moradores formaram pequenos grupos para contra atacarem o inimigo. Eram sabotadores das ordens dadas pelos invasores. Estes heróis da resistência tinham como principal objetivo defenderem sua pátria, suas cidades, suas famílias, enfim, queriam que tudo voltasse ao normal. Missão mais do que elogiosa. Verdadeiros heróis. A resistência, neste caso, era extremamente positiva.

A RESISTÊNCIA – Parte 2:- o que acontece nas empresas quando a Diretoria decide mudar o sistema atual por um mais moderno, cheio de recursos, com resultados poderosos para a boa governabilidade da empresa, melhorando sua competitividade no mercado que atua, e, principalmente, com novos processos, mais simples e efetivos?

A pergunta que surge é: “Será que todos os envolvidos nessa implantação estão preparados para uma nova forma de trabalho? Será que todos estão com o mesmo foco no projeto?”

Não há uma resposta simples, mas sim, tem que haver um planejamento bem feito levando em consideração o fator humano no projeto de mudança de sistemas e processos. Recursos Humanos tem a responsabilidade de criar programas de sensibilização dos envolvidos mostrando os benefícios que a nova forma de trabalho trará, não só para a empresa, mas para os Colaboradores.

Sabemos que a implantação de um novo sistema significa mudança e, na maioria das vezes, as pessoas envolvidas nesse projeto tornam-se resistentes à estas mudanças, pois, as tirarão da zona de conforto, da rotina, terão que estudar e reaprender a fazer o trabalho de outra forma. Para algumas pessoas tudo isso é muito pesado e trabalhoso tornando-se resistentes à mudança o que poderá prejudicar o resultado esperado com a nova forma de trabalhar.

Voltando a enfatizar o papel de Recursos Humanos neste processo de mudança, precisa ficar claro que a empresa deve preparar seus colaboradores de maneira adequada e clara para aceitarem a mudança de forma positiva e que entendam que “mudança” faz parte da vida, e que, com pequeno esforço terão bons resultados ao final.

Para diminuir a resistência à mudança os Gestores, juntamente com RH, devem criar um clima de confiança na Organização, com um processo de comunicação claro e transparente, informando o que é esperado de cada um e os benefícios que a mudança trará. Importante também é que todos envolvidos participem desde o início do projeto.

Com estes cuidados levados a sério pela Organização e com o envolvimento das pessoas, temos certeza que a RESISTÊNCIA será mínima e a chance de sucesso será enorme.

Ao final do projeto, importante é celebrar e reconhecer o trabalho do grupo.

Pessoas são a chave mestra de qualquer mudança! Comunique claramente qualquer alteração na empresa e você terá o comprometimento do grupo. A Inteligência Artificial está chegando e será uma mudança enorme em nossas atividades e empregos. Comece a preparar seu grupo!


0 visualização
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
BDO parceiro Populis
YKP_parceiro populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade