RETENDO TALENTOS EM SUA EMPRESA


Toda empresa tem funcionários responsáveis por atividades importantes e críticas que desempenham suas tarefas para que os processos caminhem e os trabalhos sejam concluídos com sucesso, qualidade e dentro daquilo que o cliente espera. Tanto faz serem clientes internos ou externos.

Este grupo de funcionários dedicados e produtivos faz com que a empresa consiga atingir seus objetivos de produção e entregas de produtos, contudo, a organização que aceita tocar seu negócio apenas com estes parâmetros, gente boa mas sem criatividade, está fadada a encerrar suas atividades em pouco tempo, principalmente nos tempos atuais em que tudo muda como um relampa.

Este perfil de organização era válido há 15 ou 20 anos passados. Hoje não mais. Ou a empresa se reinventa quase que diariamente, ou, já falei o que vai acontecer. “Morre” e, junto com ela, morrem também o empresário e todos os seus funcionários. Não é isso que queremos.

O empresário quando decide investir em um negócio ele quer se a empresa se perpetue, não só para ele, mas para futuras gerações. Ele ficará feliz em gerar empregos fazendo disto uma grande melhoria na qualidade de vida em sua comunidade.

Bem, se isso tudo é uma verdade, o que fazer para uma evolução permanente do negócio da empresa?

Ela precisa de TALENTOS CRIATIVOS, ou seja, não basta apenas ter bons funcionários, dedicados e comprometidos. Precisa ter pessoas na Empresa que tenham um excelente desempenho, que crie, que conteste o status quo, que contribua com a equipe, que faça todo seu trabalho e um pouco mais, que recrie os processos existente, que tenha, formação e habilidades técnicas, e por fim, que seja um TALENTO.

Como encontrar estes TALENTOS?

Primeiramente procure dentro da própria empresa. Usando as costumeiras ferramentas de RH fazemos um mapa de todo pessoal com as características mostradas no parágrafo anterior. Este mapa servirá de base para o projeto que propomos. Para efeito de uma análise mais apurada, vamos começar com os Técnicos e Administrativos.

Monte um comitê gerencial com objetivo de auxiliar na identificação destes profissionais identificando e classificando-os como talentosos. Monte um plano para eliminar eventuais gaps¹ destas pessoas e mãos à obra.

O que retém um excelente profissional em sua empresa?

Vou listar alguns tópicos para você explorar e para desenvolvermos nas próximas semanas.

  1. Clima interno da organização

  2. Permitir o protagonismo dos membros da equipe

  3. Processos construídos com visão de futuro. Não basta ser processo moderno, mas sim processo desafiador

  4. Salário adequado

  5. Planos de incentivos

  6. Prática de reconhecimento diário, incluindo feedback para correção de rumo

  7. Treinamentos constantes

  8. Envolvimento da família com a empresa

  9. Benefícios adequados e no mínimo iguais ao que o mercado vem oferecendo

  10. Plano de rodízio de funções para desenvolvimento profissional

  11. Jornadas de trabalho flexíveis, tais como:

  12. Horário flexível de entrada e saída

  13. Programa de trabalho remoto / home office

  14. Semana reduzida

  15. Banco de horas

Da mesma forma, ao trazermos do mercado um candidato que identificamos com uma pessoa talentosa devemos, de imediato, criar planos de aculturamento na empresa para que ele se sinta parte da organização o mais rápido possível.

Além disso, é importante a conscientização da liderança sobre a necessidade de modernizar o gerenciamento de seu grupo e estar aberta para as novidades de uma administração moderna, explorando a criatividade de cada participante de sua equipe.

Bem. Estes são algumas dicas para reflexão do pessoal de RH para montarem seus planos em busca da retenção de talentos.

(¹) gaps = o que falta para completar a qualificação do empregado para consagrá-lo como talento

Abraços,

Antonio Carlos Trujillo


58 visualizações
PARCEIROS
Associação de BPO
Selo-Certificado_ABRAPSA_pq.png
Oracle_Parceiro Populis
YKP_parceiro populis
BDO parceiro Populis

GLR | POPULIS | Tecnologia & Recursos Humanos

 

Rua Pequetita, 145  |  7º Andar |  V.Olímpia | SP

contato@populisrh.com | Fone: 11 2665-8161

Política de Privacidade